CELULARES

Celular caiu na água, como proceder?

Se até hoje você nunca perdeu um celular depois de ele ter caído na água, aguarde com cuidado porque essa hora vai chegar. E os momentos de desespero após ver seu aparelho encharcado podem ser decisivos para que você tenha um prejuízo menor.

Depositphotos 39803775 l 2015 300x225 - Meu celular caiu na água, o que fazer?

As receitas na internet de o que fazer nesse momentos são várias, mas aqui você vê dicas profissionais de primeiros socorros que te ajudam a salvar o seu aparelho.

 

1- Desligue o celular

Antes de tudo é preciso desligar o celular e garantir que as correntes elétricas que circulam nele diminuam. Caso ele tenha se desligado automaticamente ao entrar em contato com a água, não tente ligá-lo novamente em hipótese alguma.

 

2- Retire todas as peças

O segundo passo é retirar chips, cartões de memória e, principalmente, a bateria nos celulares em que ainda é possível retirá-la facilmente. Nem precisa falar da capinha, né?  Ela pode armazenar um pouco de água e ser ainda mais prejudicial para o celular.

 

3- Leve o celular até uma assistência técnica

A gente sabe que essa dica é bem previsível, mas até agora a maneira mais segura de garantir a recuperação do seu celular é entregando para alguém que realmente saiba como resolver o problema. Caso você espere muito tempo para levá-lo à assistência, algumas partes fundamentais podem oxidar e ao invés de precisarem de um simples reparo, podem acabar precisando ser repostas.

 

Aqui a gente cita uma outras dicas da internet que são bem conhecidas mas podem acabar dando um prejuízo ainda maior.

  • Colocar o celular no arroz: é certo que o arroz pode sim absorver toda água ao seu redor. No entanto, caso alguma gota fique para trás ou esteja em um lugar que os grãos não alcançam, os danos causados podem se agravar. Neste caso, você precisa deixar o celular submerso em uma grande quantidade de arroz por no mínimo 24 horas, tempo suficiente para o celular sofrer danos irreparáveis. Não vale a pena arriscar, né?
  • Secar no sol: Você pode conferir aqui (link para bateria) porque expor o celular à temperaturas muito altas não é bom e, além disso, mais uma vez não há garantia de que o sol consiga evaporar as gotinhas que já entraram no celular, então essa provavelmente é um das piores dicas.
  • Secar com secador ou aspirador: Por último, o secador pode ter o efeito parecido com o sol e acabar esquentando demais o celular. Já o aspirador, só funciona se você souber como desmontar e montar novamente o seu aparelho, caso contrário, ele só aspira a umidade superficial no celular.

 

 

 

Obs: Você sabia que até mesmo deixar o celular no banheiro pode causar danos internos a ele? Pois é! O vapor da água pode levar umidade para dentro do celular, e acabar oxidando certas peças que podem não ter recuperação depois. Por isso, sempre evite levá-lo  ao banheiro, e principalmente deixá-lo perto do box.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *